Familiarize-se com definições, conceitos, regulamentos e serviços facilitadores. Contribua com sugestões, elogios e/ou críticas.
A Coopus, por sua inteira liberalidade, disponibiliza aos seus beneficiários toda sua rede credenciada, mesmo que esteja fora da área de abrangência contratada. Trata-se de um beneficio adicional.
Em constante expansão, quantitativa e qualitativa, esta rede ultrapassa a casa de 1500 médicos, 200 clínicas de diagnose e terapia, 50 hospitais e 45 prontos-socorros. Uma das maiores da região de Campinas-SP.
Para os casos de acidente, urgência e emergência, com beneficiário em transito, estando este fora da área de abrangência contratada e em localidade onde a Coopus não tenha serviço credenciado, é lhe disponibilizado atendimento via Abramge – Associação Brasileira de Medicina de Grupo.
Entenda o seu Cartão de Beneficiário Coopus, ele contém informações importantes sobre o tipo de plano, número do registro do plano na ANS, dados pessoais, acomodações, número de matrícula e do CNS.
Exemplo: No modelo do Cartão de Identificação acima, o Plano contratado com os três primeiros números 134, identificam que o usuário possui cobertura Ambulatorial (1), Hospitalar com Obstetrícia (3) e Odontológica (4).
Então se meu plano contratado for 134.1.3 como no modelo acima, meu plano corresponde a Rede Complementar.
Exemplos:
Em Nossa Rede Credenciada, clique em Consulte aqui a Rede Credenciada do seu plano, em conformidade com a RN 285 da ANS (que se encontra abaixo), escolha a opção, Pesquise seu Plano através de suas informações, preencha o campo Registro ANS, que consta no seu cartão do Beneficiário e clique no botão Buscar Planos.
Espaço destinado a oferecer aos usuários as seguintes facilidades:
2ª. via do cartão de identificação do beneficiário, alterações cadastrais, informe de pagamentos, exames que necessitam de autorização prévia e onde realizá-los, guias de consultas, exames ou internações via fax, 2ª via de boleto bancário e Procedimentos cobertos.
Ligue para o SAC - Serviço de Atendimento Coopus - (19) 3114-2402 – 24 horas.
Para ser atendido basta apresentar um documento com foto, não há necessidade de apresentar Cartão de Identificação COOPUS, embora ele fique disponível on-line no app COOPUS.
Lembrando que a carência para consultas é de 24 horas da data de implantação.
Atendimento eletivo é todo atendimento agendado, para tanto seguem algumas orientações:
Consultas – basta apresentar documento com foto; “apresentar somente documento com foto”
Exames – obrigatório apresentação de guia autorizada pela Operadora, juntamente de documento com foto; “obrigatório apresentação da guia autorizada pela operadora, podendo ser apresentada pelo app da Coopus, juntamente com o documento com foto”
Internações e cirurgias eletivas (agendadas) – obrigatório apresentação da guia autorizada pela Operadora, juntamente de documento com foto.
Importante: em todo atendimento agendado, procure chegar com 10 (dez) minutos de antecedência.
Quando não puder comparecer, cancele com antecedência seu horário para que outro beneficiário possa ser atendido em seu lugar.
Exames e Terapias
São solicitados pelo médico atendente da consulta e, quase sempre, autorizados no momento da consulta.
Quando por algum motivo, seu exame ou terapia não for autorizado na hora, envie sua solicitação médica para guias@coopus.com.br com seu nome completo e data de nascimento.
Consulta de pronto atendimento (não eletiva)
Atendimento sem hora marcada realizado na rede credenciada.
Ideal para os casos que necessitem de atendimento rápido.
O atendimento é realizado por ordem de chegada.
Não é necessária a apresentação da guia de consulta.
Este tipo de atendimento não é realizado em hospital.
Pronto socorro
Atendimento realizado em hospital credenciado em virtude de acidente pessoal, complicação no processo gestacional, risco de morte, lesão irreparável, que caracterizam urgência ou emergência.
A prioridade do atendimento se dá em função da gravidade de cada caso e não por ordem de chegada.
A autorização será providenciada pelo hospital atendente junto à Coopus.
Importante: consultas eletivas não devem ser realizadas em pronto socorro.
Além da inevitável espera os médicos se revezam em plantões e ficam impossibilitados de acompanhar os tratamentos clínicos.
Internação não programada
Ocorre em caso de acidente pessoal, urgência ou emergência.
Realizada em hospital credenciado.
A autorização será providenciada pelo hospital atendente junto à Coopus.
Disponível para o beneficiário que tenha esse serviço contratado.
Transporte especializado de paciente de qualquer hospital para hospital credenciado dentro da área de abrangência do contrato.
Solicitado pelo SAC - Serviço de Atendimento Coopus (19) 3114-2402.
Serviço para casos de acidente pessoal, urgência ou emergência.
Disponível para o beneficiário que esteja em trânsito, fora da área de abrangência contratada, desde que a Coopus não disponha de hospital credenciado no local.
O atendimento será prestado pelos serviços associados à ABRAMGE - Associação Brasileira de Medicina de Grupo.
SOLICITE LISTA DE SERVIÇOS ABRAMGEEste serviço não está disponível para atendimentos de beneficiários residentes em cidades onde a Coopus não possui rede credenciada.
Evento externo, súbito, involuntário e violento, causador de lesão física, independente de qualquer outra causa, e que interfira nas funções de órgãos e regiões, com local, data e hora da ocorrência perfeitamente caracterizada.
Acréscimo no valor da mensalidade para a cobertura de tratamento de doença ou lesão pré-existente.
Carência é o período ininterrupto, contado a partir da data de início da vigência do contrato, ou da data de admissão do beneficiário, durante o qual a Contratante paga as mensalidades, mas o beneficiário ainda não tem acesso a determinadas coberturas previstas no contrato.
Carência padrão por grupo de procedimento:
Consultas médicas - 30 dias.
Procedimentos complementares - 90 dias.
Procedimentos simples - 30 dias.
Procedimentos complexos - 180 dias.
Procedimentos ambulatoriais (até 12 horas) - 180 dias.
Procedimentos de hemodiálise e hemoterapia - 180 dias.
Procedimentos de quimioterapia e radioterapia - 180 dias.
Procedimentos de fisioterapia - 180 dias.
Atendimento em Pronto Socorro - 0 dias.
Procedimentos hospitalares (clínico, cirúrgico, UTI) - 180 dias
Procedimentos psiquiátricos - 180 dias
Transplante - 180 dias
Partos a termo - 300 dias
Restrição na cobertura de procedimentos de alta complexidade, leito de alta tecnologia e procedimentos cirúrgicos para doenças pré-existentes - por um período de 24 meses.
Conforme regulamentação da ANS, a cobertura de emergência e urgência após as 24 horas e até que sejam cumpridas as carências para os procedimentos é limitada a 12 horas ambulatoriais, não sendo garantida à internação. Exceção se faz no caso de acidente pessoal que terá cobertura integral até cessar a emergência.
Documento com informação sobre a condição de saúde do beneficiário, inclusive, quanto à doença ou lesão pré-existente.
Aquela que o beneficiário saiba ser portador à época da admissão do contrato, por antecedente, sintoma, alteração perceptível em seu estado de saúde ou por exame diagnóstico.
Evento súbito e inesperado, declarado pelo médico assistente como risco imediato de morte ou lesão irreparável. No transtorno psiquiátrico, inclui-se o risco de dano físico a si próprio, tentativa de suicídio e auto-agressão, bem como dano moral ou patrimonial importante.
Aquela entre o beneficiário e o profissional da saúde para avaliação de risco contratual, levando-se em conta doença ou lesão pré-existente.
Acidente pessoal ou complicação do processo gestacional, que caracterize risco imediato de morte ou lesão irreparável.